Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

I. Orientações gerais

As contribuições (artigos ou resenhas) encaminhadas para possível publicação na Vernaculum devem ser redigidas em português, inglês ou espanhol. As contribuições devem ser enviadas exclusivamente pelo sistema eletrônico de editoração e publicação da Universidade (SEER/UCP) nos formatos .doc, .rtf ou .dot. Em razão da política de privacidade e da avaliação às cegas, os documentos enviados eletronicamente não devem conter nenhuma informação que permita a identificação da autoria, conforme orientação disponível em "Processo de Avaliação Pelos Pares" e "Assegurando uma Avaliação Cega".

III. Os passos da submissão

O processo de submissão envolve as seguintes etapas:

1. O usuário deve cadastrar-se como autor no site da revista, através do preenchimento do formulário eletrônico.

2. Após logar na revista, é preciso iniciar o processo de submissão.

3. No início da submissão, o autor deve escolher a seção (artigos ou resenhas) pertinente à sua contribuição e concordar com os termos da declaração de direito autoral. 

4. Em seguida, o autor deve realizar a transferência do documento com sua contribuição (.doc, .docx., .rtf ou .dot);

5. A próxima etapa diz respeito à Inclusão dos metadados, ou seja, das informações sobre o(s) autor(es), título e resumo da contribuição, indexação e se houve apoio de agência de fomento;

6. A penúltima etapa consiste na transferência de documentos suplementares (opcional), que é obrigatória para a inclusão de figuras, p.ex.;

7. A última etapa da submissão consiste na confirmação, sem a qual o processo não estará concluído.

III. Extensão e formatação do artigo

O artigo deve conter no mínimo 12 páginas e no máximo 20 páginas, digitados no formato A4, com margem superior e esquerda de 3cm, inferior e direita de 2,5cm, paginados, com parágrafo justificado, com o recuo habitual de 1,5cm na primeira linha.

A fonte do corpo do texto deve ser a Times New Roman, tamanho 12, para as notas de rodapé, tamanho 10, e para as citações com mais de três linhas no corpo do texto, tamanho 11.


O espaçamento dos parágrafos deve ser:


1. Simples para o resumo/abstract, notas de rodapé e citações com mais de três linhas no corpo do texto;


2. Espaçamento de 1,5 para os demais parágrafos.


IV. Estruturação do artigo

Todo artigo deve conter as seguintes partes:

1. Título e subtítulo do trabalho, em português e inglês, no topo da página, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, versalete, itálico, negrito. Após o título, deixar duas linhas em branco, no tamanho de fonte 12.


2. Resumo e as palavras-chave: após o título e subtítulo, deve-se escrever o resumo e palavras-chave, primeiro em português e depois em inglês, em fonte Times, tamanho 12, espaço simples, justificado, sem recuo na primeira linha, com no máximo 15 linhas.


3.Corpo do texto: deve ser subdividido pelo menos em três partes, correspondentes à introdução, ao desenvolvimento e às considerações finais. Os títulos das seções do artigo devem ter numeração progressiva, conforme NBR 6024 (2003) e alinhamento à margem esquerda.


4. Citações longas, com mais de três linhas, devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 11, com recuo de 4cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos (itálico, negrito, etc.), com espaçamento entre linhas simples. As citações curtas são inseridas com aspas normalmente no texto, com uso de aspas duplas.


5. Referências: devem ser apresentadas em ordem alfabética, conforme normas técnicas da ABNT (NBR 6023, 2002).


V. Referências

A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor. As informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé, onde forem citados.

VI. Ilustrações

As ilustrações devem ser encaminhadas em arquivos separados, gravados em extensão .tif ou .jpg, com resolução de 300dpi.

VII. Divisão de Seções

tabela abaixo indica as seções, os limites e os temas onde se enquadrarão os trabalhos publicados:

Érato - Artigos (12 a 20 páginas)

Lira Universitaria - Resenhas (2 a 3 páginas)

Folhas Caídas - Poemas ( 1 a 2 páginas)

Letras e Prosas - Entrevistas

Obs: essas orientações foram atualizadas em 30/11/2016.

Política de Privacidade

Durante todo o processo de avaliação das contribuições submetidas à Vernaculum, é garantido o sigilo e o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.