EMPREGO DE CONCRETOS ESPECIAIS NA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS MUSICAIS / THE USE OF SPECIAL CONCRETES IN THE CONSTRUCTION OF MELODY ROADS

Authors

  • Letícia Pimentel Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Teresa Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil
  • Iara Santiago UFJF

Keywords:

Estrada Musical, Asfalto, Concreto. / Musical Road, Asphalt, Concrete.

Abstract

As estradas musicais surgiram na Dinamarca, em 1995, com o intuito de diminuir o número de acidentes de trânsito, visando influenciar os motoristas a dirigirem numa determinada velocidade. A geração da melodia ocorreu através de pequenos dispositivos circulares alocados no asfalto em distâncias previamente calculadas, de modo que a passagem dos pneus numa certa velocidade produzisse uma repetição periódica que emitia sons, ou seja, notas musicais. Salienta-se que técnicas desenvolvidas posteriormente, como a execução de ranhuras no pavimento e a colocação de tiras elevadas no asfalto, produzem o mesmo efeito. Atualmente, existem estradas musicais no Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Taiwan, cumprindo não apenas a função de segurança no trânsito, mas, incentivando o turismo. Como restrição a esse procedimento, destacam-se os serviços de execução dos detalhes construtivos, que exigem alta precisão, pois erros, mesmo que desprezíveis, alteram a geração sonora e a percepção auditiva. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa entre os diferentes tipos de concreto, desde convencional aos especiais, nomeando vantagens e desvantagens, visto que poderão ser intercalados a outros tipos de pavimentos, como por exemplo os flexíveis (asfalto). Sendo assim, foi efetuada uma extensiva revisão bibliográfica acerca do tema em questão e dos materiais propostos. Finalmente conclui-se que é possível obter uma estrada musical eficiente, durável e com custo acessível com a escolha de materiais adequados. / The musical roads were originated in Denmark, in 1995, with the objective of to reducing the number of traffic accidents aiming to influence drivers to drive at a certain speed. The generation of melody occurred through small circular devices placed on the asphalt at previously calculated distances, so that passing the tires at a certain speed produced a periodic repetition that emitted sounds, that is, musical notes. It is noted that techniques developed later, such as the use of grooves and rumble strips on the asphalt, have the same effect. There are currently musical roads in Japan, the United States, South Korea, China and Taiwan, not only fulfilling the role of road safety, but also encouraging tourism. As a restriction to this procedure, it can be highlighted the execution of the constructive details, which requires a high precision, because even minimal errors can alter the sound generation and the auditory perception. In this context, the purpose of this paper is to do a comparative analysis among different types of concrete, from conventional to special, naming advantages and disadvantages, since they can be interspersed with other types of pavements, such as the flexible ones (asphalt). Thus, it was done an extensive literature review about the topic in question and the proposed materials. Finally, it concludes that efficient, durable and affordable musical roads are possible with the employment of appropriate materials.

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Author Biography

Maria Teresa Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil

Construção Civil. Area de atuação: materiais e compoenetes para a construção civil

Published

2020-07-20

Issue

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Artigos