EVOLUÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL
UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS SERVIÇOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM BASE NA EXPERIÊNCIA DO SNIS
Palavras-chave:
Índices de Avaliação do Saneamento, Saneamento Básico, Universalização do Saneamento, Resíduos Sólidos UrbanosResumo
O saneamento básico agrega serviços e instalações operacionais em seu conceito, visando à universalização do abastecimento de água, coleta de esgoto, resíduos sólidos, limpeza urbana, drenagem urbana e manejo de água pluvial. Diante disso, foi desenvolvido o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, SNIS, atualmente sob gestão do Ministério do Desenvolvimento Regional, que é responsável por recolher dos prestadores, dados referentes a esses serviços. O presente estudo aplicou testes estatísticos na análise do cenário evolutivo do saneamento no Brasil (2012-2016), explorando dados e evidenciando obstáculos e tendências nos indicadores. Foram observados informações e indicadores contidos nos diagnósticos anuais do manejo de resíduos sólidos do SNIS, com foco em: despesa per capita com manejo de resíduos sólidos em relação à população urbana (IN006); taxa de cobertura do serviço de coleta domiciliar direta da população urbana do município (IN014); massa coletada per capita em relação à população urbana (IN021); taxa de resíduos sólidos da construção civil coletada pela prefeitura em relação à quantidade total coletada (IN026); taxa de recuperação de materiais recicláveis em relação à quantidade total coletada (IN031); e taxa de resíduos de serviços de saúde coletada em relação à quantidade total coletada (IN037). A partir da elaboração de gráficos e da análise dos testes estatísticos foi possível comparar os dados e evidenciar características e deficiências do gerenciamento de resíduos nas macrorregiões do Brasil. A cobertura de coleta domiciliar tem se mantido em taxas elevadas com valores médios acima de 89 % no período de 2014 a 2016, porém, há um déficit de atendimento a moradores das regiões N e NE. Evidenciou-se, ainda, incremento nas despesas referentes ao manejo de resíduos sólidos urbanos e a dificuldade em garantir o equilíbrio econômico-financeiro do setor. A geração de resíduos de serviços de saúde tem aumentado, assim como a disposição final dos mesmos sem tratamento prévio, o que merece atenção, haja visto os problemas ambientais decorrentes. Desse modo, o estudo contribui para o diagnóstico da conjuntura sanitária do país no que tange a resíduos sólidos, de modo a subsidiar o gerenciamento e tomada de decisão com vistas à universalização dos serviços.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
I. O autor detém o copyright da sua contribuição, que abrange todos os objetos digitais que podem resultar na publicação eletrônica subsequente ou de distribuição. Após a aceitação da obra, o autor concede definitivamente à Editora o direito de primeira publicação da obra.
II. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor assume e garante que:
1. Não foi previamente publicada nem está sendo avaliada por outra editora ou veículo de comunicação;
2. Não está pendente de revisão, exceto das eventualmente exigidas durante o processo editorial da REUCP;
3. As opiniões emitidas em sua obra são de sua inteira e exclusiva responsabilidade;
4. A obra não contém declaração falsa ou violação de trabalhos ou de direitos de terceiros;
5. A obra não contém difamação, invasão de privacidade ou assunto ilegal;
6. A revista poderá submeter seu original à avaliação de pessoas qualificadas e conservará sigilo e anonimato dos seus avaliadores/pareceristas;
7. A revista tem o direito de efetuar, em seu original, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo autoral;
8. Concorda em indenizar a Editora UCP por violação de direito autoral ou qualquer outro processo movido por terceiros decorrente da publicação de seu trabalho (artigo ou resenha) na REUCP.
9. Concede à REUCP e à Editora UCP, bem como seus agentes, o direito não exclusivo e perpétua licença para publicar, arquivar e tornar acessível a obra, no todo ou em parte, em todas as formas de mídia agora ou no futuro conhecidas sob uma Licença Creative Commons 3.0 ou seu equivalente, que, para evitar dúvidas, permite que outros copiem, distribuam a obra sob as condições descritas no site da Creative Commons.
10. A pedido da Editora, concorda em fornecer prontamente à Editora UCP, às expensas do próprio autor, prova escrita das permissões, licenças e autorizações para uso de material de terceiros incluídos em sua contribuição (artigo ou resenha) à REUCP.
III. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor concorda com os termos desta declaração.