Docência, Saber e Afeto
Resumo
Em nossa prática diária junto a professores de ensino fundamental e médio e de alunos de todas as idades, deparamo-nos, cotidianamente, com as dificuldades de relacionamento existentes entre alunos e professores e entre professores e alunos. Tais dificuldades vão de pequenas indisposições até a total inviabilidade da manutenção daquele laço de trabalho que tem como principal elo a transmissão de saber. Como lugar propício a todo tipo de relação, a escola revela-se perversa quando não encontra mediação para tais dificuldades, chegando a produzir traumas dos mais violentos e duradouros para as crianças que ali estão em pleno desenvolvimento emocional. Por outro lado, o lugar do professor revela-se não menos sofrido. A variedade de sentimentos dirigidos a ele quase sempre faz intensa pressão sobre sua disposição psicológica, levando-o muitas vezes a adoecer em virtude da inadequação de suas respostas. As mudanças sociais contemporâneas manifestadas na modificação de valores e conceitos influenciaram diretamente na representação do papel social do professor e na queda do valor atribuído às instituições, acentuando esta problemática. Este artigo visa a discutir as questões envolvidas na impactante relação professor-aluno, tendo em vista os conceitos da psicanálise, salientando os motivos subjacentes destas relações, bem como a instrumentalização que esta área do saber pode proporcionar aos docentes na encantadora tarefa que acolheram como profissão.Downloads
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