REFLEXÕES D’ALMA EM A PRIMAVERA, DE FRANCISCO RODRIGUES LOBO: um breve olhar sobre o amor neoplatônico

Autores

  • Sirlene Cristófano

Resumo

A obra de Francisco Rodrigues Lobo denominada A Primavera (1601) tem, desde hámuito tempo, assumido um papel importante na Literatura Portuguesa - novela designadacomo pastoril -ficção narrativa em prosa do final do século XVI até o século XVIII. Por meiode A Primavera, primeira novela pastoril portuguesa, a qual se utiliza apenas a línguaportuguesa, notava-se na escrita do autor uma certa influência da lírica de Camõesnomeadamente nos temas do bucolismo e do desencanto. Pretende-se com este artigoexplanarmos e problematizarmos algumas linhas temáticas de A Primavera, como modelo deconduta amorosa perfeita, que transportava a visão neoplatônica do amor com uma ação,moralizadora, perdida com a contra-reforma. Para tal, além de darmos uma breve noção sobreo autor e de que forma a sua obra foi estruturada, assim também como a Novela Pastoril foireorganizada em termos de periodização literária, pretendemos fazer a análise das paixõesamorosas e como essa temática do amor aparece na obra Primavera.

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