PLANEJAMENTO COLABORATIVO DA DEMANDA
Abstract
Este trabalho acadêmico tem como objetivo oferecer um guia de planejamento de demanda para indústrias de médio porte por meio de colaboração de várias áreas dos processos decisórios, tais como, departamentos-chave da empresa, fornecedores e clientes, propondo metodologia formal para ajudar no balanceamento da oferta e demanda, promovendo a troca de informações dentro e fora da organização, otimizando o uso de recursos materiais e financeiros, consequentemente, melhorando o resultado do retorno sobre o investimento. O foco da proposta de melhoria fundamenta-se nos conceitos e práticas de Sales and Operations Planning (S&OP) ou Planejamento de Vendas e Operações, como planejamento colaborativo interno para melhoria da conexão das áreas funcionais da empresa. O planejamento colaborativo externo para aperfeiçoamento da interface da empresa com fornecedores e clientes completa a proposta por meio dos conceitos e práticas adaptadas do Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR) ou Planejamento Colaborativo, Previsão e Reabastecimento. Observa-se no mercado, que as pesquisas e práticas de planejamento colaborativo de demanda são direcionadas apenas para as grandes organizações, deixando assim as demais empresas sem referência. Logo, este trabalho tem a pretensão de contribuir com as empresas de médio porte, oferecendo soluções adaptadas para tratamento das causas das dificuldades e falhas de planejamento da demanda. O projeto baseou-se em estudo de caso, dados de fontes primárias extraídos de sistemas de informação da empresa em estudo, entrevistas com funcionários envolvidos neste processo, visitas in loco para observação direta, e pesquisas bibliográficas que proporcionaram fundamentos teóricos.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
I. O autor detém o copyright da sua contribuição, que abrange todos os objetos digitais que podem resultar na publicação eletrônica subsequente ou de distribuição. Após a aceitação da obra, o autor concede definitivamente à Editora o direito de primeira publicação da obra.
II. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor assume e garante que:
1. Não foi previamente publicada nem está sendo avaliada por outra editora ou veículo de comunicação;
2. Não está pendente de revisão, exceto das eventualmente exigidas durante o processo editorial da REUCP;
3. As opiniões emitidas em sua obra são de sua inteira e exclusiva responsabilidade;
4. A obra não contém declaração falsa ou violação de trabalhos ou de direitos de terceiros;
5. A obra não contém difamação, invasão de privacidade ou assunto ilegal;
6. A revista poderá submeter seu original à avaliação de pessoas qualificadas e conservará sigilo e anonimato dos seus avaliadores/pareceristas;
7. A revista tem o direito de efetuar, em seu original, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo autoral;
8. Concorda em indenizar a Editora UCP por violação de direito autoral ou qualquer outro processo movido por terceiros decorrente da publicação de seu trabalho (artigo ou resenha) na REUCP.
9. Concede à REUCP e à Editora UCP, bem como seus agentes, o direito não exclusivo e perpétua licença para publicar, arquivar e tornar acessível a obra, no todo ou em parte, em todas as formas de mídia agora ou no futuro conhecidas sob uma Licença Creative Commons 3.0 ou seu equivalente, que, para evitar dúvidas, permite que outros copiem, distribuam a obra sob as condições descritas no site da Creative Commons.
10. A pedido da Editora, concorda em fornecer prontamente à Editora UCP, às expensas do próprio autor, prova escrita das permissões, licenças e autorizações para uso de material de terceiros incluídos em sua contribuição (artigo ou resenha) à REUCP.
III. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor concorda com os termos desta declaração.