VALIDAÇÃO DO MÉTODO ESTOCÁSTICO R2W NA OBTENÇÃO DE ÓTIMOS GLOBAIS DE FUNÇÕES NÃO-LINEARES

Autores

  • Melicia Cortat Ribeiro IPRJ / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leôncio Diógenes Tavares Câmara IPRJ / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Antônio José Silva Neto IPRJ / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Otimização, Métodos Estocásticos, Luus-Jaakola, R2W

Resumo

A otimização é uma técnica conhecida há mais de um século, sendo utilizada em várias áreas como física, matemática e engenharia, dentre outras. Tal técnica possibilita melhorar o que já existe, e também projetar o novo com mais eficácia e menor custo. Os problemas de otimização visam maximizar ou minimizar uma função matemática, sujeita ou não a um conjunto de restrições, cuja solução pode ser obtida através de métodos determinísticos, estocásticos ou híbridos. A aplicação dos métodos estocásticos vem aumentando nos últimos anos, demonstrando o seu potencial no estudo e análise dos vários sistemas em aplicações de engenharia. Neste trabalho foram adotados os métodos estocásticos LJ e R2W na obtenção dos ótimos de equações não-lineares. Para isso, os referidos métodos foram implementados na Linguagem de Programação C, cujo objetivo é realizar um comparativo dos resultados atingidos pelo novo método de otimização R2W com os resultados obtidos pelo clássico algoritmo LJ criado há aproximadamente 40 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melicia Cortat Ribeiro, IPRJ / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Modelagem Computacional. Matemática Aplicada e Modelagem Científica.

Leôncio Diógenes Tavares Câmara, IPRJ / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Engenharia Química, Fenômenos de Transporte/Especialidade: Modelagem de fenômenos de transporte, Fenômenos de Transporte/Especialidade: Modelagem de processos de separação biotecnológicos, Modelagem microscópica e estocástica, Processos Biotecnológicos, Biocombustíveis.

Antônio José Silva Neto, IPRJ / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Problemas Inversos, Radiação Térmica, Condução de Calor, Levenberg-Marquardt, Inverse Problems, Equação de Boltzmann, Meios Participantes, Transferência de Calor, Estimativa de Termo Fonte e Radiative Heat Transfer.Engenharia Química

Downloads

Publicado

13-03-2016

Edição

Seção

Artigos