DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA IOT MÓVEL PARA AQUISIÇÃO, PROCESSAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE SINAIS CARDIOLÓGICOS PARA FINS DE PESQUISA EM AMBIENTE COLABORATIVO
Resumo
Nos últimos anos, a captura e monitorização de sinais de ECG têm sido amplamente empregadas no campo da medicina cardiológica. Os sinais de ECG são capazes de fornecer informações essenciais sobre a atividade cardíaca dos pacientes, possibilitando que sua análise seja utilizada como uma ferramenta auxiliar no diagnóstico médico. O presente estudo propõe o desenvolvimento e a implementação de um sistema móvel IoT de baixo custo, voltado para aquisição, processamento, armazenamento em nuvem e monitorização remota de sinais de ECG. Neste sistema, o sinal de ECG é captado e preparado por um biossensor conectado a um Arduíno UNO R3. Posteriormente, o sinal adquirido é transmitido para uma aplicação web desenvolvida e hospedada com o auxílio das ferramentas MATLAB Designer e MATLAB Web App Server. A interação entre a aplicação web e a parte hardware do sistema pode ser estabelecida de três maneiras diferentes: através de comunicação serial, Bluetooth ou Wi-Fi. Os testes de funcionamento de todos os componentes do sistema proposto foram conduzidos em pacientes do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram adquiridos 50 registros de cinco minutos a uma taxa de amostragem de 256 Hz. Os resultados de desempenho da aplicação web foram satisfatórios, com um tempo médio de apenas 1,7830 s e um desvio padrão de 0,0737 s para realizar o cálculo da DFT, aplicar uma decomposição wavelet em múltiplos níveis a um buffer de 7 s, criar um novo sinal com base nas componentes de frequência desejadas e exibir os resultados graficamente. A monitorização remota e o armazenamento em nuvem dos registros cardiográficos foram concluídos com êxito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
I. O autor detém o copyright da sua contribuição, que abrange todos os objetos digitais que podem resultar na publicação eletrônica subsequente ou de distribuição. Após a aceitação da obra, o autor concede definitivamente à Editora o direito de primeira publicação da obra.
II. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor assume e garante que:
1. Não foi previamente publicada nem está sendo avaliada por outra editora ou veículo de comunicação;
2. Não está pendente de revisão, exceto das eventualmente exigidas durante o processo editorial da REUCP;
3. As opiniões emitidas em sua obra são de sua inteira e exclusiva responsabilidade;
4. A obra não contém declaração falsa ou violação de trabalhos ou de direitos de terceiros;
5. A obra não contém difamação, invasão de privacidade ou assunto ilegal;
6. A revista poderá submeter seu original à avaliação de pessoas qualificadas e conservará sigilo e anonimato dos seus avaliadores/pareceristas;
7. A revista tem o direito de efetuar, em seu original, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo autoral;
8. Concorda em indenizar a Editora UCP por violação de direito autoral ou qualquer outro processo movido por terceiros decorrente da publicação de seu trabalho (artigo ou resenha) na REUCP.
9. Concede à REUCP e à Editora UCP, bem como seus agentes, o direito não exclusivo e perpétua licença para publicar, arquivar e tornar acessível a obra, no todo ou em parte, em todas as formas de mídia agora ou no futuro conhecidas sob uma Licença Creative Commons 3.0 ou seu equivalente, que, para evitar dúvidas, permite que outros copiem, distribuam a obra sob as condições descritas no site da Creative Commons.
10. A pedido da Editora, concorda em fornecer prontamente à Editora UCP, às expensas do próprio autor, prova escrita das permissões, licenças e autorizações para uso de material de terceiros incluídos em sua contribuição (artigo ou resenha) à REUCP.
III. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor concorda com os termos desta declaração.