RELATO DE EXPERIÊNCIA: CENÁRIO DO BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL

Autores

  • Rômulo Heleno Silva Bandeira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Freguglia Roque
  • Arthur Silva Affonso Ladeira
  • Yngrid de Paula Oliveira
  • Mauricio Leonardo Aguilar Molina

Resumo

A adoção do Building Information Modeling (BIM) no ciclo de vida de um projeto traz inúmeras vantagens. A recente implantação da Estratégia BIM BR (Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling) impõe uma série de condições para a realização de obras públicas, que inclui a adoção do BIM. Nesse sentido, a demanda por profissionais capacitados ganha impulso. A partir disso, discentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começam a criar uma visão crítica em relação ao BIM e, consequentemente, o interesse em seu aprendizado e implementação em futuras atividades profissionais. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa feita a partir de uma amostra de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Engenharia Civil que mostrou que a inserção do BIM na graduação brasileira ainda ocorre, em geral, de forma lenta, o que pode ser constatado pela ausência do assunto nos programas das disciplinas dos cursos consultados. Diante desse cenário, uma alternativa explorada pelos discentes da UFJF tem sido o desenvolvimento de atividades de flexibilização curricular, promovidas em diferentes instâncias do curso, entre as quais o Programa de Educação Tutorial (PET), Liga Acadêmica de Building Information Modeling (LABIM), Iniciação Científica (IC) e Treinamentos Profissionais (TP). O trabalho apresenta como a participação dos discentes nessas atividades envolvendo o BIM é de suma importância para uma formação holística, a fim de se preparar para as necessidades impostas pelo mercado de trabalho atual e uma visão ampla em torno dos conceitos e aplicações do BIM na Engenharia Civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)