RELATO DE EXPERIÊNCIA: CENÁRIO DO BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL
Resumo
A adoção do Building Information Modeling (BIM) no ciclo de vida de um projeto traz inúmeras vantagens. A recente implantação da Estratégia BIM BR (Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling) impõe uma série de condições para a realização de obras públicas, que inclui a adoção do BIM. Nesse sentido, a demanda por profissionais capacitados ganha impulso. A partir disso, discentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começam a criar uma visão crítica em relação ao BIM e, consequentemente, o interesse em seu aprendizado e implementação em futuras atividades profissionais. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa feita a partir de uma amostra de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Engenharia Civil que mostrou que a inserção do BIM na graduação brasileira ainda ocorre, em geral, de forma lenta, o que pode ser constatado pela ausência do assunto nos programas das disciplinas dos cursos consultados. Diante desse cenário, uma alternativa explorada pelos discentes da UFJF tem sido o desenvolvimento de atividades de flexibilização curricular, promovidas em diferentes instâncias do curso, entre as quais o Programa de Educação Tutorial (PET), Liga Acadêmica de Building Information Modeling (LABIM), Iniciação Científica (IC) e Treinamentos Profissionais (TP). O trabalho apresenta como a participação dos discentes nessas atividades envolvendo o BIM é de suma importância para uma formação holística, a fim de se preparar para as necessidades impostas pelo mercado de trabalho atual e uma visão ampla em torno dos conceitos e aplicações do BIM na Engenharia Civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
I. O autor detém o copyright da sua contribuição, que abrange todos os objetos digitais que podem resultar na publicação eletrônica subsequente ou de distribuição. Após a aceitação da obra, o autor concede definitivamente à Editora o direito de primeira publicação da obra.
II. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor assume e garante que:
1. Não foi previamente publicada nem está sendo avaliada por outra editora ou veículo de comunicação;
2. Não está pendente de revisão, exceto das eventualmente exigidas durante o processo editorial da REUCP;
3. As opiniões emitidas em sua obra são de sua inteira e exclusiva responsabilidade;
4. A obra não contém declaração falsa ou violação de trabalhos ou de direitos de terceiros;
5. A obra não contém difamação, invasão de privacidade ou assunto ilegal;
6. A revista poderá submeter seu original à avaliação de pessoas qualificadas e conservará sigilo e anonimato dos seus avaliadores/pareceristas;
7. A revista tem o direito de efetuar, em seu original, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo autoral;
8. Concorda em indenizar a Editora UCP por violação de direito autoral ou qualquer outro processo movido por terceiros decorrente da publicação de seu trabalho (artigo ou resenha) na REUCP.
9. Concede à REUCP e à Editora UCP, bem como seus agentes, o direito não exclusivo e perpétua licença para publicar, arquivar e tornar acessível a obra, no todo ou em parte, em todas as formas de mídia agora ou no futuro conhecidas sob uma Licença Creative Commons 3.0 ou seu equivalente, que, para evitar dúvidas, permite que outros copiem, distribuam a obra sob as condições descritas no site da Creative Commons.
10. A pedido da Editora, concorda em fornecer prontamente à Editora UCP, às expensas do próprio autor, prova escrita das permissões, licenças e autorizações para uso de material de terceiros incluídos em sua contribuição (artigo ou resenha) à REUCP.
III. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor concorda com os termos desta declaração.