PROJECT MANAGEMENT OF THE MAINTENANCE OF AN OIL & GAS LUBRICANT PLANT / GERENCIAMENTO DE PROJETOS DA MANUTENÇÃO DE UMA PLANTA DE LUBRIFICANTES DE ÓLEO & GÁS

Autores

  • Fábio Esperança Universidade Católica de Petrópolis - UCP
  • João Luiz Cesarino Ferreira Universidade Católica de Petrópolis - UCP
  • Nélio Domingues Pizzolato Universidade Católica de Petrópolis - UC

Palavras-chave:

Project Management, Maintenance Management, Reliability / Gerenciamento de projetos, Gestão da Manutenção, Confiabilidade

Resumo

Outsourcing is normally adopted as part of the company's strategic vision and the consolidation and development planning. However, many times, after outsourcing, the company reports cost increase and quality decrease in the service provided by the outsourced contractor. Effective planning at all stages of outsourcing can make a difference in achieving the expected results. The purpose of this paper is to analyze, through a case study, the application of project management techniques and good practices in outsourcing the maintenance of a lubricant business international company. The project was estimated to have positive cash flow in the third year, and in the second year the cost reduction had already been obtained. The company increased its production only with a greater availability of production equipment, without having to introduce a third work shift, which would have added more cost to the final product. / A terceirização é comumente adotada como parte da visão estratégica da empresa e do planejamento de consolidação e crescimento. Porém, muitas vezes, após a terceirização, a empresa registra elevação de custos e queda de qualidade no serviço prestado pela terceirizada. Um planejamento eficaz em todas as etapas da terceirização pode fazer a diferença na obtenção dos resultados esperados. O objetivo deste artigo é analisar por meio de um estudo de caso, a aplicação das técnicas e boas práticas do gerenciamento de projetos na terceirização da manutenção de uma empresa de lubrificantes. O projeto foi desenhado para ter fluxo de caixa positivo no terceiro ano, e no segundo ano já foi observada a redução dos custos. A empresa aumentou sua produção somente com a maior disponibilidade dos equipamentos de produção, sem precisar aplicar um terceiro turno de trabalho, o que agregaria mais custo ao produto final.

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Biografia do Autor

Fábio Esperança, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Engenheiro Mecânico pela Universidade Católica de Petrópolis-UCP, pós graduado em Engª Ambiental e Engª de Manutenção, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, certificado internacional em gerenciamento de projetos, Prince 2 Practitioner. Mais de trinta anos de trabalho, como gestor de contratos/projetos, obras industriais e outros, para grandes empresas nacionais e internacionais. Mestrando em Gestão de Sistemas de Engenharia pela Universidade Católica de Petrópolis-UCP/ PE-RJ.

João Luiz Cesarino Ferreira, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Professor de curso Técnico do Colégio PIO XII, Engenheiro de Produção pela UNIVERSO/ JF- MG, Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIVERSO/ JF- MG, Pós Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária Básica pela UNESA/ JF-MG, mestrando de Gestão de Sistemas de Engenharia - UCP/ Petrópolis-RJ.

Nélio Domingues Pizzolato, Universidade Católica de Petrópolis - UC

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963), bolsista do governo da Suiça na ETH de Zurique (1966), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971), doutorado em Business School - University of North Carolina (1977) e pós-doutorado na Université de Montréal (1987). Contratado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro como professor assistente em outubro 1969, tornou-se professor associado em 1978 e professor emérito em 2015. A partir de 2014 tornou-se professor da Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ.

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Publicado

30-11-2019

Edição

Seção

Artigos