PLANEJAMENTO COLABORATIVO DA DEMANDA

Autores

  • Nelio Pizzolato UCP, PUC
  • Priscila Martinez

Resumo

Este trabalho acadêmico tem como objetivo oferecer um guia de planejamento de demanda para indústrias de médio porte por meio de colaboração de várias áreas dos processos decisórios, tais como, departamentos-chave da empresa, fornecedores e clientes, propondo metodologia formal para ajudar no balanceamento da oferta e demanda, promovendo a troca de informações dentro e fora da organização, otimizando o uso de recursos materiais e financeiros, consequentemente, melhorando o resultado do retorno sobre o investimento. O foco da proposta de melhoria fundamenta-se nos conceitos e práticas de Sales and Operations Planning (S&OP) ou Planejamento de Vendas e Operações, como planejamento colaborativo interno para melhoria da conexão das áreas funcionais da empresa. O planejamento colaborativo externo para aperfeiçoamento da interface da empresa com fornecedores e clientes completa a proposta por meio dos conceitos e práticas adaptadas do Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR) ou Planejamento Colaborativo, Previsão e Reabastecimento. Observa-se no mercado, que as pesquisas e práticas de planejamento colaborativo de demanda são direcionadas apenas para as grandes organizações, deixando assim as demais empresas sem referência. Logo, este trabalho tem a pretensão de contribuir com as empresas de médio porte, oferecendo soluções adaptadas para tratamento das causas das dificuldades e falhas de planejamento da demanda. O projeto baseou-se em estudo de caso, dados de fontes primárias extraídos de sistemas de informação da empresa em estudo, entrevistas com funcionários envolvidos neste processo, visitas in loco para observação direta, e pesquisas bibliográficas que proporcionaram fundamentos teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelio Pizzolato, UCP, PUC

Priscila Martinez

Downloads

Publicado

31-12-2017

Edição

Seção

Artigos