https://seer.ucp.br/seer/index.php/vernaculum/issue/feed Vernaculum 2019-03-26T17:23:04+00:00 Leandro Rodrigues leandro.arodrigues@ucp.br Open Journal Systems Vernaculum https://seer.ucp.br/seer/index.php/vernaculum/article/view/861 RESSONÂNCIAS DA/NA LEITURA EM ROLAND BARTHES 2019-03-26T15:56:36+00:00 Giliard Dutra Brandão leandro.arodrigues@ucp.br <p>Giliard Dutra Brandão</p><p>Mestrando em Estudos de Linguagens</p><p>Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/CEFETMG</p><p>Bolsista do CEFETMG</p> 2012-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Vernaculum https://seer.ucp.br/seer/index.php/vernaculum/article/view/858 Quando a literatura (des)encontra o cinema: paradigmas contemporâneos 2019-03-26T15:56:36+00:00 Elaine Mayworm leandro.arodrigues@ucp.br O artigo apresenta um recorte dos estudos contemporâneos sobre literatura e cinema no Brasil e pretende analisar como se dão os (des)encontros entre essas duas artes em nossa cultura a partir da análise de duas “adaptações” cinematográficas do clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, produzidas nos anos 2000 por dois renomados diretores: Moacyr Góes (Dom, 2003) e Luiz Fernando Carvalho (Capitu, 2008). Entre aproximações e afastamentos do texto machadiano, a pesquisa tem o objetivo de mostrar o real encontro entre literatura e cinema: despertar o gosto do jovem leitor pelas letras. 2012-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Vernaculum https://seer.ucp.br/seer/index.php/vernaculum/article/view/859 Modernidade e beleza: a arte literária de Charles Baudelaire 2019-03-26T17:23:04+00:00 Julia Casamasso leandro.arodrigues@ucp.br O presente artigo pretende analisar a relação entre o pensador francês Charles Baudelaire e amodernidade, através de sua visão da beleza e de sua arte literária. É somente através de suaobra que poderemos mostrar como o poeta assumiu a postura moderna não só em seuspoemas, mas também em sua vida. É isso que Baudelaire nos proporciona em sua poesia, umavisão descompromissada da realidade, em seus aspectos formais e categóricos, revelando avida por si mesma, através de si mesma. A obra de Baudelaire nos conecta com o mundo,deixando claro, a tensão entre razão e emoção, mostrando que suas paixões impulsionavamnão só as escolhas de sua vida, mas também de sua arte. 2012-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Vernaculum https://seer.ucp.br/seer/index.php/vernaculum/article/view/1648 Entrevista: Luzia de Maria 2019-03-26T15:56:36+00:00 Leandro Barros Medeiros leandroarodrigues@ucp.br Penso que o convívio com a escrita, que se dá através da leitura e que deve acontecer, na vida da criança, inicialmente pela audição – os pais ou um familiar, ou mesmo um funcionário de uma creche lendo histórias para ela – deve acontecer desde os primeiros meses de vida. Hoje as pesquisas da neurociência nos ensinam que os bebês têm uma imensa capacidade de aprendizagem e compreensão, que de zero aos três anos essa capacidade é superior a qualquer outro momento da vida do ser humano. Isso se pode constatar observando como qualquer criança com a qual se conversa desde o nascimento demonstra enorme habilidade na aquisição da língua, adquirindo um vocabulário surpreendentemente rico e um domínio da sintaxe, na formulação de frases e construções sintáticas absolutamente admiráveis, em um ou dois anos de vida. Ora, uma criança que, além das palavras dirigidas especialmente a ela, além dos videoclips e DVDs de músicas infantis (Turma do Co-co-ri-có, Palavra Cantada e outros), que além das brincadeiras, também ouve histórias desde os primeiros meses de vida, naturalmente tem muito mais elementos para a construção de sua identidade. E mais, tem muito mais informação de mundo para construir, também, uma compreensão acerca do ser humano, uma compreensão de que ela faz parte de um meio social e que o Outro é igualzinho a ela e deve ser respeitado; uma compreensão de que ela não deve fazer ao Outro o que não gostaria que fizessem a ela. As histórias, em minha opinião e na visão de muitos especialistas no assunto, são ingrediente essencial nesse processo. E, mais, na construção de sua identidade, essa criança constrói também uma segurança, uma autoconfiança, e constrói uma compreensão social, uma identidade própria e uma compreensão do meio em que vive, uma identidade reforçada por valores sociais, valores humanistas, valores absolutamente indispensáveis no século XXI 2012-12-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Vernaculum