Valores do jogo de xadrez para o ensino religioso
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Como Citar

de Barros Filho, J. D. (2019). Valores do jogo de xadrez para o ensino religioso. Synesis (ISSN 1984-6754), 10(2), 107–128. Recuperado de https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1437

Resumo

RESUMO: O jogo de xadrez, internacionalmente reconhecido na atualidade como ferramenta pedagógica de extraordinário valor tanto em escolas como universidades, é proposto como recurso didático para o Ensino Religioso, mais explicitamente o de concepção confessional católica e cristã, pois possui também um viés de cunho religioso, que pode ser explorado e que vai além dos benefícios tradicionalmente identificados como sendo trazidos pelo jogo (concentração, raciocínio, memória, etc...). Este viés religioso, que de forma lúdica abre espaço para a inserção de valores relativos à transcendência, ainda não foi devidamente valorizado ou formalmente elaborado, o que ressalta a originalidade e ineditismo da presente proposta. Os benefícios que podem advir daí são, em projeção, muito grandes, seja a nível escolar ou paroquial, pois facilitam, através do apelo do jogo mesmo, o diálogo das crianças e jovens com as ideias e valores próprios relativos ao âmbito espiritual. Como consequência, a proposta educativa especificamente religiosa é facilitada, valorizada e melhor entendida, ao colocar a um nível bem acessível de compreensão dos alunos os valores universais e espirituais.

 

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