https://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/issue/feedRevista de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis2025-09-02T02:54:15+00:00Giancarlo Barbosa Micheligiancarlo.micheli@ucp.brOpen Journal SystemsRevista de Engenharia da Universidade Católica de petrópolishttps://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/3090ANÁLISE DOS ÍNDICES DE ACIDENTES DE TRABALHO EM EMPRESAS DO ESPÍRITO SANTO 2024-07-29T17:20:46+00:00Gustavo H. S. Borgesgustavoborges@aluno.multivix.com.brRafael G. Bossatorafaelbossato@aluno.multivix.com.brYuri A. Kaiseryurikaiser@aluno.multivix.com.brNatan Sian Nevesnatan.sian@gmail.com<p>O acidente de trabalho se refere a ocorrência de eventos inesperados e não programados no ambiente profissional, sendo importante o uso e aplicação dos conceitos fundamentais da saúde e segurança do trabalho nas empresas, área que tem como objetivo principal a prevenção, redução e/ou eliminação dos acidentes. O presente estudo tem como objetivo identificar, quantificar e analisar os dados obtidos das CATs - Comunicação de Acidente de Trabalho, ocorridas em empresas no Espírito Santo, no período entre 2013 e 2023 na empresa A e de 2018 a 2023 na empresa B, a fim de obter estatísticas sobre o índice de acidentes de trabalho nas empresas. Os dados referentes à pesquisa foram divididos em perfil da empresa, acidente com e sem afastamento, acidente com afastamento pelo INSS, tipo do acidente mensal e anual e causa e natureza do acidente. Com o trabalho realizado e por meio dos dados coletados, foi possível obter informações significativas a respeito de todas as categorias e natureza de acidentes de trabalho das duas empresas analisadas.</p>2025-09-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Gustavo H. S. Borges, Rafael G. Bossato, Yuri A. Kaiser, Natan Sian Neveshttps://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/3099IDENTIFICAÇÃO DOS PIGMENTOS E DAS QUANTIDADE DE CALCINAÇÕES NA PRODUÇÃO DOS VIDRADOS DE AZULEJOS IMPORTADOS DOS SÉCULOS XVII E XVIII EM PERNAMBUCO, BRASIL2024-08-05T14:36:03+00:00Pablo Góespablogoes@hotmail.comEudes de Arimatéa eudes.rocha@upe.brMaurílio Amâncio de Moraes maurilio.moraes@ufpe.brPaulo Martin Souto Maior paulo.maior@ufpe.br<p>A fim de entender quais os materiais e processos foram empregados na fabricação dos vidrados de azulejos portugueses dos séculos XVII e XVIII em Pernambuco este estudo caracterizou química e mineralógica 11 fragmentos, onde se verificou a manutenção dos mesmos minerais, mas com variação nas quantidades. Por meio de ensaios de fluorescência de raios X e difração de raios X identificou-se que os pigmentos empregados na coloração dos vidrados foram o antimônio, (Sb), responsável pela cor amarela, o manganês, (Mn), pela coloração marrom avermelhado, e o azul que utilizou cobalto, (Co). E para a base vítrea (frita), a base de sílica, chumbo, potássio e estanho, se aplicaram as demais cores. Através da microscopia ótica registrou-se uma interface bem definida entre a chacota e o vidrado nos dois séculos. Entretanto, identificou-se nas amostras duas situações; uma com camadas minerais bem definidas e outra com percolação entre as elas. Para identificar a causa desses dois padrões de vidrados e da interação com a chacota realizaram-se reproduções a partir das informações obtidas nos fragmentos históricos. O objetivo foi identificar quais a consistência, a temperatura e quantidade de queimas na fabricação dos vidrados geram as duas situações identificadas nos fragmentos históricos. Assim, identificou-se que os minerais do vidrado percolaram quando se realiza apenas uma queima. Por outro lado, quando as camadas e as queimas são realizadas em duas etapas não há percolação mineral.</p>2025-09-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Pablo Góes, Eudes de Arimatéa , Maurílio Amâncio de Moraes , Paulo Martin Souto Maior https://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/3106ANÁLISE DE FISSURAS EM PAREDES DE ALVENARIA SUBMETIDAS À SOBRECARGA2024-11-07T22:19:55+00:00Emily Rocha dos Santosmilyrocha1@hotmail.comGERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOSbelmonte@uefs.br<p>A quantidade crescente de edificações executadas utilizando como técnica construtiva a Alvenaria Estrutural evidencia a relevância de estudos e pesquisas constantes nessa área. Os elementos que compõem as paredes de alvenaria possuem baixa resistência a tração, justificando a fissuração como uma das principais manifestações patológicas encontradas nesse tipo de estrutura. O presente trabalho desenvolveu um modelo computacional (micromodelagem), utilizando o Método dos Elementos Finitos, para avaliar e mapear o surgimento de fissuras em paredes de alvenaria estrutural. A validação do modelo foi feita para prismas de alvenaria modelados de forma tridimensional. Após a validação, aplicou-se o modelo da micromodelagem para análise de uma parede de alvenaria submetida a diferentes mecanismos causadores de fissuras: sobrecarga e recalque da fundação. Através dos resultados obtidos neste trabalho, foi possível avaliar que a micromodelagem pode representar, com certo grau de acurácia, o comportamento real da estrutural, sendo possível retratar de forma precisa a área de fissuração do painel. Também foi possível verificar que a sobrecarga na alvenaria provoca concentração de tensões, com predominância de tensões de tração no bloco, que ultrapassam sua capacidade resistente, justificando assim o padrão de fissuração obtido.</p>2025-09-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Emily Rocha dos Santos, GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOShttps://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/3167AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE CAMINHABILIDADE NA AVENIDA NOEL NUTELS EM MANAUS2024-10-30T05:53:36+00:00Joyce Sousa de Oliveirajoycesdo@gmail.comAugusto Cesar Barreto Rochaaugusto@ufam.edu.br<p>Um ambiente caminhável é aquele que convida as pessoas a caminharem. Segundo Speck, a caminhabilidade propicia a vitalidade nas cidades. Neste sentido, o objetivo do estudo foi avaliar a caminhabilidade da Avenida Noel Nutels em Manaus, situada no bairro de maior densidade demográfica da cidade, num raio de influência de 500 m a partir de um shopping center, pois lá existe uma quantidade expressiva de Polos Geradores de Viagens no entorno. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e de campo. O índice de caminhabilidade foi determinado por meio da ferramenta iCam 2.0, do Instituto de Política de Transportes e Desenvolvimento. Avaliou-se a Avenida Noel Nutels por meio das escalas de caminhabilidade do iCam 2.0 – ótimo, bom, suficiente e insuficiente – o resultado obtido foi suficiente. Diante disso, foram propostas intervenções para a melhoria da caminhabilidade a partir dos aspectos identificados como mais críticos, a fim de tornar o ambiente mais caminhável e contribuir para a qualidade de vida dos cidadãos que circulam na área, incentivando ainda o comércio do shopping e do seu entorno.</p>2025-09-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Joyce Sousa de Oliveira, Augusto Cesar Barreto Rochahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/3057CONTROLE DE QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL:2024-05-31T14:37:25+00:00Rubens Lage Lopesrubenslage@gmail.comBrismark Goes Rochabrismarkrocha@uern.brBraulio Soaresbrauliosoares@uern.br<p>As técnicas tradicionais de controle de qualidade em canteiros de obras são demoradas e difíceis, envolvendo várias inspeções e comunicação entre os envolvidos. Detectar falhas cedo é essencial para evitar desperdícios. A modelagem de informação de construção (Building Information Modelling – BIM) está revolucionando a construção civil, especialmente com a tecnologia de nuvem de pontos, que permite um controle de qualidade em tempo real e mais eficiente. Neste contexto, o presente estudo analisou a precisão na construção de diferentes elementos de uma edificação, incluindo colunas, paredes, pisos e vigas, utilizando medições detalhadas e testes estatísticos. Nas colunas, a maioria das medições mostrou intervalos de confiança estreitos, exceto por uma face, sugerindo um possível erro sistemático na construção. Testes t-Student revelaram diferenças significativas entre várias comparações de médias das faces. Nas paredes, os intervalos de confiança foram estreitos, com uma distribuição equ librada entre valores positivos (deformações que se projetam para fora das superfícies planejadas) e negativos (deformações que se projetam para dentro das superfícies planejadas), embora os testes indicassem diferenças significativas na maioria das comparações de médias. Nos pisos, observou-se uma tendência de construção preferencialmente positiva, com alguns intervalos de confiança estreitos e faces alinhadas, e diferenças significativas entre muitas médias. Para as vigas, a quantidade limitada de amostras dificultou conclusões definitivas, mas os testes indicaram diferenças significativas entre as médias de algumas faces. O estudo, portanto, identificou tendências de construção preferencialmente positiva nas colunas e pisos, com variações significativas nas medições, enquanto as paredes apresentaram um equilíbrio maior. As análises estatísticas destacaram a importância do monitoramento rigoroso para garantir a precisão na edificação das estruturas e corrigir possíveis erros sistemáticos.</p>2025-09-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Engenheiro Lopes, Doutor Brismark, Braulio Soares