https://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/issue/feedRevista de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis2024-05-27T02:47:08+00:00Giancarlo Barbosa Micheligiancarlo.micheli@ucp.brOpen Journal SystemsRevista de Engenharia da Universidade Católica de petrópolishttps://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/2823DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE CONCRETO PERMEÁVEL UTILIZANDO AGREGADO RECICLADO DE CONCRETO2023-08-22T22:47:01+00:00Moara Maciel dos Santosmoaramaciel38@gmail.comAlessandra Buss Tessaroalessandrabuss@gmail.comJoão Pedro da Silva Vianajoaovianaegn@gmail.comJulio Cesar Pinto Oliveirajulhao5@hotmail.comIngrid Telles de Moraesingrid.telles.Moraes@hotmail.comJorge Luiz Saes Bandeira jorge-band@hotmail.comJorge Luiz Oleinik Nunes jorgeoleinik@gmail.comFlávia Costa de Mattos fcmattos@furg.br<p>A construção civil é um dos setores que mais contribui para a geração de resíduos sólidos, portanto, é necessário que se encontre meios de diminuir e compensar os danos causados ao meio ambiente. A questão de sustentabilidade na construção civil ainda é pouco priorizada, sendo necessário a realização de estudos que mostrem as vantagens da reutilização de seus resíduos (RCC), sendo elas ambientais, econômicas ou sociais. Essa pesquisa tem como objetivo de contribuir para o estudo da utilização de resíduos da construção civil como agregado graúdo na composição de novos concretos permeáveis para aplicação em pavimentação para tráfego leve. Foram utilizados agregados graúdos reciclados em substituição da brita em quatro traços distintos, variando o fator de substituição dos agregados reciclados em 15%, 25%, 50% e 75%. Foram obtidos concretos com resistência à compressão na faixa de 1,95 MPa a 4,33 MPa.</p>2024-05-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Moara Maciel dos Santos, Alessandra Buss Tessaro, João Pedro da Silva Viana, Julio Cesar Pinto Oliveira, Ingrid Telles de Moraes, Jorge Luiz Saes Bandeira , Jorge Luiz Oleinik Nunes , Flávia Costa de Mattos https://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/2855FORÇAS DE IMPACTO DE FLUXOS DE DETRITOS EM ESTRUTURAS DE PROTEÇÃO2023-11-03T15:35:28+00:00Leonardo de Almeida Ferreiraleonardoferreira.engenheiro@gmail.comAlberto Sayãosayao@puc-rio.brAnna L. Nunesannalaura.aln@gmail.com<p>O trabalho busca abordar formas de obter as forças de impacto de fluxos de detritos brasileiros, principalmente advindas da parcela referente aos blocos de rocha, parcela não viscosa, do movimento. Propõe-se uma metodologia que utiliza ferramentas numéricas como o DAN3D e o RocFall para se obter as forças de impacto dos blocos rochosos em estruturas de contenção estáticas e dinâmicas. Para obtenção dos resultados buscou-se a aplicação da metodologia em três casos recentes, de importantes fluxos de detritos ocorridos no Brasil, situados na Serra do Mar, mais precisamente nos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis no Rio de Janeiro e em São Sebastião em São Paulo.</p>2024-05-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Leonardo de Almeida Ferreira, Alberto Sayão, Anna L. Nuneshttps://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/2868IMPACTOS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO LEED NA CONSTRUÇÃO CIVIL2023-11-11T02:23:47+00:00João Victor Baptista Bezerrajoaobezerra@aluno.multivix.comPaola de Assis Guisãpaolaguisa@aluno.multivix.comVictor Guss Nogueiravictornogueira@aluno.multivix.comNatan Sian das Nevesnatan.sian@gmail.com<p>A sociedade atualmente se preocupa cada vez mais com o meio ambiente e a construção civil caminha na mesma direção. A ideia de edificações visando a sustentabilidade tem crescido e se mostrado importante tanto no cenário ambiental como econômico. Para o reconhecimento dessas ideias aplicadas na construção civil, existe a certificação internacional Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) que utiliza critérios de avaliação, como suficiência energética, uso racional de recursos hídricos, adoção de novas tecnologias, redução do impacto ambiental da obra, utilização de materiais e recursos que não agridam o ambiente. O presente artigo tem como objetivo apresentar qualitativamente o processo de implementação certificação LEED durante a execução de uma obra, visando analisar os impactos econômicos, de execução e organização, e de planejamento. Para isto, foi realizado um estudo de caso durante o período de construção de uma instituição de ensino profissionalizante localizada na Serra, Espírito Santo (ES), no ano de 2019, onde foram analisados projetos antigos e revisados, atividades e atitudes modificadas no canteiro respeitando os requisitos exigidos pelo órgão certificador Green Building Council (GBC) Brasil. Em síntese, os resultados mostraram que por meio da implantação da certificação LEED, houve grande impacto nas atividades no canteiro de obras e nos custos iniciais e finais do empreendimento, além de uma redução imensa do impacto ambiental, contribuindo para as práticas de sustentabilidade e para o bem-estar da sociedade.</p>2024-05-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 João Victor Baptista Bezerra, Paola de Assis Guisã, Victor Guss Nogueira, Natan Sian das Neveshttps://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/2882UTILIZAÇÃO DE VANT PARA INSPEÇÃO DE PATOLOGIAS EM FACHADAS: UMA ANÁLISE ENTRE METODOLOGIAS2023-11-23T17:22:23+00:00Allan Meloallan_Jayson@hotmail.comMariana Melomariana.melo@cabo.ifpe.edu.br<p>Esse trabalho possui o objetivo de apresentar o uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), como uma tecnologia ágil para a realização de inspeções de patologias em fachadas de edificação. Foi apresentada uma explanação sobre o uso do VANT na indústria da construção civil e posteriormente realizado um estudo de tempos, baseada no pensamento Lean, para analisar o tempo de utilização do VANT na operação de captura de imagens das patologias nas fachadas e comparada com o uso de outros equipamentos utilizados para inspeção (andaime suspenso e cadeira suspensa), com o foco nos tempos ociosos que não agregam valor a operação. Observou-se que VANT apresentou uma economia de tempo nas inspeções que chegou a 1.127% em comparação com o uso de balanço suspenso e 298% quando comparado com a cadeira suspensa. Através dos percentuais, infere-se que a utilização do VANT para mapeamento de patologias em fachadas é de grande valia quando comparado o tempo com as demais metodologias, e contribui diretamente para a fase de planejamento das medidas de reparo a serem tomadas.</p>2024-05-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Allan Melo, Mariana Melohttps://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/2899COMPORTAMENTO À TRAÇÃO DE ESTACAS DO TIPO HÉLICE CONTÍNUA EM SOLO ARENO-ARGILOSO2023-12-04T16:16:52+00:00João Victor Costa Araújojvcaraujo97@gmail.comFernando F. Monteirojvcaraujo97@gmail.comAlfran S. Mourajvcaraujo97@gmail.comCaio C. Scipiãojvcaraujo97@gmail.com<p>A estimativa da capacidade de carga de estacas hélice contínua monitoradas sujeitas à tração pode ser realizada por diversas metodologias baseadas em ensaios de campo, fornecendo valores específicos para o sistema estaca-solo. No entanto, é comum entre os projetistas de fundações adotar métodos semi-empíricos ou considerar que a carga última à tração seja equivalente a uma parcela da resistência lateral à compressão. Diante dessa prática e da escassez de dados disponíveis em Fortaleza, Ceará, este artigo visa analisar metodologias semi-empíricas para estimar a capacidade de carga à tração de estacas hélice contínua em perfis estratigráficos característicos do município. O estudo foi conduzido por meio de provas de carga estáticas em duas estacas hélice contínua, com diâmetro de 0,4 m e comprimento de 13,6 m, assentes em solos arenosos na cidade de Fortaleza/CE, Brasil. A partir dos resultados experimentais e das estimativas de capacidade de carga, verifica-se que as metodologias desenvolvidas para estacas submetidas à compressão, com base no ensaio SPT, mostram-se ferramentas adequadas para a estimativa da capacidade de carga de estacas hélice contínua.</p>2024-05-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 João Victor Costa Araújo, Fernando F. Monteiro, Alfran S. Moura, Caio C. Scipião