DIFERENÇAS DOS FATORES DE RISCO INTERNO E EXTERNO EM FUNÇÃO DO TIPO DE CONTRATO

Autores

  • Cássia Andréa Ruotolo Morano Universidade Federal Fluminense
  • Miguel Luiz Ribeiro Ferreira Universidade Federal Fluminense
  • Ielson Junquilho Freire Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

risco em projetos, fatores de risco, contratos a preço fixo.

Resumo

Este artigo mostra que, de acordo com a natureza dos fatores de risco envolvidos nos projetos da indústria da construção, com a modalidade contratual e a responsabilidade estabelecida entre contratante e contratada, um fator de risco considerado como interno pode se tornar externo conforme a ótica da sua avaliação. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada primeiramente a pesquisa bibliográfica e em seguida o Método de Estudo de Caso, onde foram identificados os fatores de risco interno e externo na fase de construção e montagem de uma obra de estrutura metálica sob o ponto de vista da contratada, considerando o custo da instalação. O tipo de contrato acordado entre as partes foi a preço fixo (serviços, material e mão de obra) por valor unitário. O objetivo é mostrar as mudanças que ocorrem nos fatores de riscos externos e internos em projetos do segmento da indústria da construção e montagem em função da modalidade contratual e do arranjo contratual estabelecido pelas partes envolvidas, mostrando as diferenças nas avaliações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Andréa Ruotolo Morano, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2003) em técnicas de análise de risco aplicadas a construção. Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2013), desenvolvendo a pesquisa na área de análise de risco na estimativa de custo de obras de estruturas metálicas e produtividade. Participou da estruturação de sete Cursos de Especialização do PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural em 2006 e desde 2007 participa da execução de quatro Cursos de Especialização do PROMINP junto a UFF. Ministra as disciplinas de gerenciamento de risco em empreendimentos, análise de risco, metodologia da pesquisa científica e coordena os trabalhos de conclusão de curso nos Cursos de Especialização do PROMINP e do Curso de Especialização em Montagem Industrial e Fabricação Mecânica. Em 2013 foi convidada e participa como professora colaboradora do Mestrado Profissional de Construção e Montagem Industrial, vinculado a Escola de Engenharia da UFF. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, perícia judicial, avaliação de imóveis, orçamentação, projetos e gerenciamento e análise de risco em empreendimentos. Atuou como pesquisadora no Projeto E&P 27.5 - Métricas de Desempenho da Indústria da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Petrobrás e o Construction Industry Institute entre 2008 e 2010.

Miguel Luiz Ribeiro Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1998) com estágio em Cranfield University Reino Unido. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Fluminense, atuando no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e programa de pós-graduação em engenharia civil. É Coordenador Geral dos Cursos do PROMINP da Escola de Engenharia da UFF e Coordenador do Mestrado Profissional em Montagem Industrial.Tem experiência acadêmica e profissional , tendo atuado como engenheiro, na área de Engenharia Mecânica e Produção, principalmente, nas seguintes atividades: montagem industrial, Fabricação de Equipamentos, soldagem, contratação, qualidade e gerenciamento de risco em projetos de construção e montagem industrial.

Ielson Junquilho Freire, Universidade Federal Fluminense

Mestrando no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense. Possui Pós-Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (1995), graduação em Engenharia Mecânica pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1990) e graduação em Manutenção Petroquímica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (1981), . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Construção e Montagem, Inspeção, Ensaios Não-Destrutivos e Qualidade. Engenheiro do Projeto de Métricas de Desempenho da Indústria na Universidade Federal Fluminense em parceria com a Petrobras.

Downloads

Publicado

21-11-2016

Edição

Seção

Artigos