LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CASO DE ITAIPAVA/RJ

Autores

  • Rafaela Maller Departamento de Engenharia e Computação, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis
  • André Alves Gandolpho Departamento de Engenharia e Computação, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis

Resumo

O estudo em questão está dividido em duas etapas. A primeira consiste emfazer uma análise do cenário atual das escolas públicas de ensino fundamental localizadas nodistrito de Itaipava/RJ. Este estudo visa determinar se a localização e as vagas oferecidasem cada escola são suficientes para atender à demanda da região. Como base, foram utilizadosos dados populacionais coletados pelo IBGE no Censo 2010 e as informações de cadaescola, obtidas junto à Prefeitura Municipal de Petrópolis. Para auxiliar nos cálculosforam utilizados os softwares Quantum Gis e Microsoft Excel. Na segunda etapa, sãoapresentadas propostas de localização para a construção de uma nova escola por meio daaplicação do modelo da p-mediana e uma proposta de redistribuição das vagas oferecidas nasescolas da região. O estudo foi conduzido com as mencionadas escolas públicas nodistrito de Itaipava, na cidade de Petrópolis/RJ, considerando a população na faixa etária de7 a 14 anos e supondo que o aluno prefira a escola mais próxima de sua residência.

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Biografia do Autor

Rafaela Maller, Departamento de Engenharia e Computação, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis

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Publicado

09-05-2014

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Seção

Artigos