ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE E IMPACTOS EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DE BLOCOS ESTRUTURAIS DE CONCRETO EM UMA OBRA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Gabriela V.S. Rodrigues UFMG
  • Rafael B. Garcia UFMG
  • Mariana Rezende Schuab CEFET-MG
  • White José dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Custo, Produtividade, Alvenaria Estrutural, Impactos

Resumo

O Brasil apresenta um grande déficit habitacional (9,297,214 casas), e para tentar solucionar este problema, em março de 2009 o Governo Federal lançou o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). O objetivo foi promover e incentivar projetos que visavam a reduzir esse déficit com a construção de 1,4 milhão de moradias para população de baixa renda. As construtoras teriam o desafio de tornar os empreendimentos rentáveis, garantindo os padrões de desempenho estabelecidos pelas normas técnicas e exigidos pelos moradores. A alvenaria estrutural provou ser viável, o que aumentou a utilização desta metodologia no PMCMV. Este trabalho tem como objetivo analisar uma obra em alvenaria estrutural da região metropolitana de Belo Horizonte em relação à produtividade, custos e impactos do método construtivo com o viés de propor melhorias para aumentar a rentabilidade desses projetos. Verificou-se que este método de construção é interessante no que tange à melhoria da produtividade, custo e qualidade em relação à execução de edifícios multifamiliares até quatro andares para o PMCMV. Foram propostas algumas medidas de melhoria para o empreendimento, como a criação de um apartamento modelo para identificação de possíveis falhas; criação da Ordem de Serviço, realização de ensaios de laboratório nos blocos antes destes serem entregues à obra, a instalação de um silo de argamassa e, criação da requisição de liberação de material e treinamento contínuo das equipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela V.S. Rodrigues, UFMG

Engenheira Civil pela UFMG

Rafael B. Garcia, UFMG

Aluna de Engenharia Civil e bolsistas de Inciação Ciêntifica pela UFMG

Mariana Rezende Schuab, CEFET-MG

Mestranda em Construção Civil pelo CEFET-MG.Graduada em Engenharia Civil (UFMG-2015). Atuou com pesquisa a respeito de Sustentabilidade, Resíduos e Materiais de Construção. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil. Tem experiência em gestão de obras, elaboração de laudos de controle tecnológico e especificações de serviços e materiais.

White José dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor no Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil (UFMG-2012), Doutorado em Engenharia Civil (UFV - 2014), Mestre em Ambiente Construído (UFJF-2011), Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFJF-2010) e Graduado em Engenharia Civil (UFJF-2009). Atua com pesquisas a respeito de Sustentabilidade, Resíduos, Materiais de Construção, Processos Construtivos, Desempenho das Edificações, Manutenção de Edifícios/Patologias, Gerenciamento de Obras e Materiais Alternativos. Tem experiência na confecção de projetos, de laudos, perícias técnicas, especificações de serviços e materiais, e a realização de trabalhos técnicos de Engenharia de Civil e de Segurança do Trabalho.

Downloads

Publicado

21-11-2016

Edição

Seção

Artigos