ANÁLISE DE FISSURAS EM PAREDES DE ALVENARIA SUBMETIDAS À SOBRECARGA

Autores

  • Emily Rocha dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

A quantidade crescente de edificações executadas utilizando como técnica construtiva a Alvenaria Estrutural evidencia a relevância de estudos e pesquisas constantes nessa área. Os elementos que compõem as paredes de alvenaria possuem baixa resistência a tração, justificando a fissuração como uma das principais manifestações patológicas encontradas nesse tipo de estrutura. O presente trabalho desenvolveu um modelo computacional (micromodelagem), utilizando o Método dos Elementos Finitos, para avaliar e mapear o surgimento de fissuras em paredes de alvenaria estrutural. A validação do modelo foi feita para prismas de alvenaria modelados de forma tridimensional. Após a validação, aplicou-se o modelo da micromodelagem para análise de uma parede de alvenaria submetida a diferentes mecanismos causadores de fissuras: sobrecarga e recalque da fundação. Através dos resultados obtidos neste trabalho, foi possível avaliar que a micromodelagem pode representar, com certo grau de acurácia, o comportamento real da estrutural, sendo possível retratar de forma precisa a área de fissuração do painel. Também foi possível verificar que a sobrecarga na alvenaria provoca concentração de tensões, com predominância de tensões de tração no bloco, que ultrapassam sua capacidade resistente, justificando assim o padrão de fissuração obtido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Rocha dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós - graduanda no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental - PPGCEA. Possui graduação em Engenharia Civil pela na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Trabalhou em 2018 e 2019 como Professora Substituta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

GERALDO JOSÉ BELMONTE DOS SANTOS, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Doutorado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. É, atualmente, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde já lecionou diversas disciplinas da área de estruturas, desenvolve pesquisa na formulação de métodos numéricos para solução de EDPs e na modelagem computacional de problemas acoplados muitifísicos de engenharia. Assumiu diversos cargos administrativos na UEFS, em que os mais destacados são os de Diretor do Departamento de Tecnologia e de Pró-Reitor de Ensino de Graduação. As áreas de interesse e de atuação são: Modelagem Matemática e Computacional de Problemas de Engenharia, Método dos Elementos Finitos, Mecânica dos Sólidos e Estrutural, Dinâmica Estrutural, Projeto e Análise de Sistemas Mecânicos e Inovação Tecnológica

Downloads

Publicado

02-09-2025

Edição

Seção

Artigos