IMPACTOS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO LEED NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Resumo
A sociedade atualmente se preocupa cada vez mais com o meio ambiente e a construção civil caminha na mesma direção. A ideia de edificações visando a sustentabilidade tem crescido e se mostrado importante tanto no cenário ambiental como econômico. Para o reconhecimento dessas ideias aplicadas na construção civil, existe a certificação internacional Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) que utiliza critérios de avaliação, como suficiência energética, uso racional de recursos hídricos, adoção de novas tecnologias, redução do impacto ambiental da obra, utilização de materiais e recursos que não agridam o ambiente. O presente artigo tem como objetivo apresentar qualitativamente o processo de implementação certificação LEED durante a execução de uma obra, visando analisar os impactos econômicos, de execução e organização, e de planejamento. Para isto, foi realizado um estudo de caso durante o período de construção de uma instituição de ensino profissionalizante localizada na Serra, Espírito Santo (ES), no ano de 2019, onde foram analisados projetos antigos e revisados, atividades e atitudes modificadas no canteiro respeitando os requisitos exigidos pelo órgão certificador Green Building Council (GBC) Brasil. Em síntese, os resultados mostraram que por meio da implantação da certificação LEED, houve grande impacto nas atividades no canteiro de obras e nos custos iniciais e finais do empreendimento, além de uma redução imensa do impacto ambiental, contribuindo para as práticas de sustentabilidade e para o bem-estar da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
I. O autor detém o copyright da sua contribuição, que abrange todos os objetos digitais que podem resultar na publicação eletrônica subsequente ou de distribuição. Após a aceitação da obra, o autor concede definitivamente à Editora o direito de primeira publicação da obra.
II. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor assume e garante que:
1. Não foi previamente publicada nem está sendo avaliada por outra editora ou veículo de comunicação;
2. Não está pendente de revisão, exceto das eventualmente exigidas durante o processo editorial da REUCP;
3. As opiniões emitidas em sua obra são de sua inteira e exclusiva responsabilidade;
4. A obra não contém declaração falsa ou violação de trabalhos ou de direitos de terceiros;
5. A obra não contém difamação, invasão de privacidade ou assunto ilegal;
6. A revista poderá submeter seu original à avaliação de pessoas qualificadas e conservará sigilo e anonimato dos seus avaliadores/pareceristas;
7. A revista tem o direito de efetuar, em seu original, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo autoral;
8. Concorda em indenizar a Editora UCP por violação de direito autoral ou qualquer outro processo movido por terceiros decorrente da publicação de seu trabalho (artigo ou resenha) na REUCP.
9. Concede à REUCP e à Editora UCP, bem como seus agentes, o direito não exclusivo e perpétua licença para publicar, arquivar e tornar acessível a obra, no todo ou em parte, em todas as formas de mídia agora ou no futuro conhecidas sob uma Licença Creative Commons 3.0 ou seu equivalente, que, para evitar dúvidas, permite que outros copiem, distribuam a obra sob as condições descritas no site da Creative Commons.
10. A pedido da Editora, concorda em fornecer prontamente à Editora UCP, às expensas do próprio autor, prova escrita das permissões, licenças e autorizações para uso de material de terceiros incluídos em sua contribuição (artigo ou resenha) à REUCP.
III. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor concorda com os termos desta declaração.