ANÁLISE DE VIBRAÇÃO ESTOCÁSTICA EM SUSPENÇÃO VEICULAR UTILIZANDO MODELO QUARTER-CAR
Resumo
A suspensão veicular é um sistema que está diretamente ligado ao conforto e à segurança dos passageiros. As irregularidades presentes no perfil da pista provocam excitações verticais que poderão ser transmitidas para o chassi de forma a causar perda de estabilidade e danos à saúde do condutor. O sistema de suspensão se destina a atenuar os efeitos dessas perturbações. Através de componentes elásticos e de amortecimento, este conjunto pode ser considerado um filtro mecânico ao admitir ou rejeitar faixas de frequência do espectro da excitação do solo. As propriedades relativas a estes componentes, no entanto, podem apresentar grande variabilidade devido à configuração geométrica, processo de fabricação ou mesmo por uma rastreabilidade não garantida. Além disso, a inerente imprevisibilidade no perfil da pista alimenta as incertezas e motiva o estudo da vibração como um processo estocástico. O presente trabalho se propõe assim a adotar o Método de Monte Carlo no estudo de vibrações em suspensão veicular utilizando o modelo quarter-car, e em particular, identificar os parâmetros de maior influência para a sua resposta dinâmica. Os resultados estocásticos são considerados em envelope probabilístico de 95 % e comparados às respostas determinísticas
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