Um ESTUDO DA PERSPECTIVA DO USO DE RESÍDUO INDUSTRIAL DE SILÍCIO COMO ADIÇÃO MINERAL EM MATRIZES CIMENTÍCIAS
ORIGEM, PROCESSAMENTO E PROPRIEDADES
Resumo
A exploração de minerais em atividades metalúrgicas gera resíduos que demandam grande gestão ambiental para armazenamento, reuso e mitigação dos impactos ambientais associados a esta atividade. O aproveitamento desses resíduos, que são potencialmente poluentes ao meio ambiente, pode ser uma opção interessante, especialmente na construção civil, onde outros resíduos industriais já conhecidos são amplamente estudados e utilizados no mercado nacional e internacional, tais como: cinza volante, escória de alto forno, sílica ativa, dentre outros. De forma específica, o uso destes resíduos em matrizes cimentícias pode aumentar a durabilidade e o desempenho de concretos, submetidos a condições químicas agressivas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar o processamento de cinzas provenientes da produção do silício para perspectiva de uso como adição mineral em matrizes cimentícias, a partir da obtenção de finura mínima considerada adequada. O processamento físico do resíduo foi composto por ciclos de moagem em moinho de bolas, analisando-se a influência do tempo de moagem (duas ou quatro horas) e da carga de esferas abrasivas (12 ou 16 esferas) na finura do material. Em paralelo, ensaios de atividade pozolânica com cimento e cal, caracterização físico-química, toxicológica, ambiental e mineralógica foram realizadas. Como resultado obtido, curvas granulométricas associadas as variáveis estudadas foram obtidas e o processamento eficiente com menor consumo energético apresentado e discutido. A composição granulométrica, considerada ótima para o resíduo, pode ser comparada com a do fíler calcário. Por fim, o resíduo processado pode ser considerado como material potencial para emprego como finos ou como fíler em matrizes cimentícias de concretos e argamassas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
I. O autor detém o copyright da sua contribuição, que abrange todos os objetos digitais que podem resultar na publicação eletrônica subsequente ou de distribuição. Após a aceitação da obra, o autor concede definitivamente à Editora o direito de primeira publicação da obra.
II. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor assume e garante que:
1. Não foi previamente publicada nem está sendo avaliada por outra editora ou veículo de comunicação;
2. Não está pendente de revisão, exceto das eventualmente exigidas durante o processo editorial da REUCP;
3. As opiniões emitidas em sua obra são de sua inteira e exclusiva responsabilidade;
4. A obra não contém declaração falsa ou violação de trabalhos ou de direitos de terceiros;
5. A obra não contém difamação, invasão de privacidade ou assunto ilegal;
6. A revista poderá submeter seu original à avaliação de pessoas qualificadas e conservará sigilo e anonimato dos seus avaliadores/pareceristas;
7. A revista tem o direito de efetuar, em seu original, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo autoral;
8. Concorda em indenizar a Editora UCP por violação de direito autoral ou qualquer outro processo movido por terceiros decorrente da publicação de seu trabalho (artigo ou resenha) na REUCP.
9. Concede à REUCP e à Editora UCP, bem como seus agentes, o direito não exclusivo e perpétua licença para publicar, arquivar e tornar acessível a obra, no todo ou em parte, em todas as formas de mídia agora ou no futuro conhecidas sob uma Licença Creative Commons 3.0 ou seu equivalente, que, para evitar dúvidas, permite que outros copiem, distribuam a obra sob as condições descritas no site da Creative Commons.
10. A pedido da Editora, concorda em fornecer prontamente à Editora UCP, às expensas do próprio autor, prova escrita das permissões, licenças e autorizações para uso de material de terceiros incluídos em sua contribuição (artigo ou resenha) à REUCP.
III. Ao enviar sua contribuição à REUCP, o autor concorda com os termos desta declaração.