ANÁLISE QUÍMICA-MINERALÓGICA DE CIMENTOS PORTLAND COMERCIAIS

Autores

  • Anne Kelly de Souza Machado Borges Universidade Federal de Campina Grande
  • Osires de Medeiros Melo Neto Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

A caracterização química de um material é importante devido à necessidade de seleção adequada baseada no desempenho do sistema em estudo, podendo descrever aspectos de composição, estrutura, visando principalmente estimar o desempenho no período de vida útil do material, minimizando a possibilidade de degradação e falhas indesejáveis durante a utilização do produto. Este estudo teve como objetivo identificar qual o componente majoritário entre os cimentos Portland CP II-E-32, CP III-40 RS, CP IV-32 RS e CP V-ARI, assim como qual destes apresenta maior perda de massa. Para isto foram coletados os quatro cimentos Portland, beneficiados em peneira número 200 (abertura de 0,074 mm) e submetidos à análise termodiferencial e termogravimétrica e fluorescência de raios X, identificando o comportamento térmico dos cimentos frente à elevação da temperatura. Constatou-se que a composição química majoritária das amostras analisadas foi o Óxido de Cálcio (CaO), apresentando resultados que corroboram com normas técnicas e estudos existentes. O cimento Portland tipo CP II-E-32 apresentou perda excessiva ao fogo e esta perda não pôde ser associada à exposição ao ambiente externo, pois o produto encontrava-se acondicionado de maneira correta. As perdas de massa ocorrem em faixas de temperatura fixas e, portanto, é importante a caracterização minuciosa do cimento por permitir reconhecer o comportamento de estruturas produzidos com esse material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Kelly de Souza Machado Borges , Universidade Federal de Campina Grande

Professora Substituta de Engenharia Civil no Instituto Federal da Paraíba e Engenheira Civil pela Universidade Federal de Campina Grande

Osires de Medeiros Melo Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Campina Grande; Especialista pela UniBF; Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande.

Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça, Universidade Federal de Campina Grande

Química pela Universidade Estadual da Paraíba; Mestra em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande; Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais e em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande; PhD em Estrutura e Geotécnica pela Universidade Federal de Campina Grande; Professora Colaboradora da Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

11-08-2021

Edição

Seção

Artigos