OVERVIEW OF PROFESSIONAL PRACTICE IN ARCHITECTURE: STUDENTS AND PROFESSIONALS / PANORAMA DA PRÁTICA PROFISSIONAL NA ARQUITETURA: ESTUDANTES E PROFISSIONAIS

Autores

  • Renée Kreuger de Aguiar Peixoto Universidade Católica de Petrópolis
  • Fábio Licht Universidade Católica de Petrópolis
  • Antônio R Mury LNCC

Palavras-chave:

Architecture, professional internship, process standardization / Arquitetura, estágio profissional, padronização de processos

Resumo

Over the years, architecture has been suffering a series of transformations due to technological innovations. Today, more than ever, it is necessary for students and recent graduates to have a professional internship experience. Architecture offices also need to standardize their creative and development processes, so that they can better absorb those students and utilize, as well as possible, that standardization, while considering technological innovations. The aim of this paper is to present the result of a research on the standardization of creative and development processes in the workplace, and on the approximation between educational institutions and these places. The research was carried out with students in the internship phase and with professionals in architecture, seeking to understand their views. The research studied whether there was standardization, and whether the interns had adequate supervision. It was observed that interns´ perception is influenced by the work environment and the time available for supervision, and that there is a need to expand the involvement between academic teaching and professional practice. To reduce the problem of lack of standardization in creative and development processes, the creation of a guide to standardize those processes was suggested. / A arquitetura vem sofrendo, ao longo do tempo, uma série de transformações em função da inovação tecnológica. Hoje, mais do que nunca, é necessário que os alunos e recém egressos da universidade adquiram a experiência da prática profissional. Os escritórios de arquitetura também precisam adotar uma padronização para seus processos de desenvolvimento e criação, de maneira que possam absorver melhor esses alunos e utilizar, da melhor forma possível, essa padronização, inclusive considerando as inovações tecnológicas. O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado de uma pesquisa sobre a padronização do processo de desenvolvimento e criação nos locais de trabalho, e sobre a aproximação entre as instituições de ensino e estes locais. A pesquisa foi realizada com alunos em fase de estágio e com profissionais da área de arquitetura, procurando entender a visão deles. Estudou-se a existência ou não de uma padronização, e se os estagiários tinham ou não uma supervisão adequada. Observou-se que a percepção do estagiário é influenciada pelo ambiente de trabalho e pelo tempo disponibilizado para sua supervisão, e que há necessidade de ampliar o envolvimento entre ensino acadêmico e a prática profissional. Como sugestão para reduzir o problema da falta de padronização no processo de desenvolvimento e criação, foi sugerida a criação de um guia para padronizar esses processos.

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Publicado

08-03-2021

Edição

Seção

Artigos