Sobre a Revista

Foco e Escopo

REUCP, revista do Centro de Engenharia e Computação da Universidade Católica de Petrópolis, é um veículo eletrônico de divulgação da pesquisa e da produção acadêmica e científica nas áreas das Engenharias e Computação, com publicação anual.

As diretrizes editoriais da REUCP seguem o padrão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estabelecido pelo IBICT a partir da plataforma Open Journal System (OJS), desenvolvida pelo Public Knowledge Project da Columbia University.

REUCP publica artigos inéditos de autores convidados e de autores cadastrados, que submetem suas contribuições eletronicamente e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas, conforme explicitado na seção Processo de Avaliação Pelos Pares.

Processo de Avaliação pelos Pares

REUCP adota a política do duplo parecer  para aprovação das contribuições a serem periodicamente publicadas. Essa política envolve, em linhas gerais, a observação dos seguintes pontos:

1. Todas as contribuições deverão ser submetidas eletronicamente pelo site da REUCP em cinco passos (etapas), descritos nas "Diretrizes para autores".

2. Após a submissão da contribuição, o(s) autor(es) deverá(ão) acompanhar no site da REUCP  o processo de avaliação que pode durar de 30 (trinta) a 90 (sessenta) dias.

3. O processo de avaliação tem início quando o editor-gerente, após uma análise preliminar do documento enviado pelo(s) autor(es),  indica um editor responsável pelo processo de avaliação da submissão junto aos avaliadores/pareceristas e ao(s) autor(es).

4. O editor responsável, após a análise da adequação às diretrizes e normas da revista, submete a contribuição a 2 (dois) avaliadores/pareceristas, dando início à primeira rodada de avaliação.

5. Os avaliadores/pareceristas podem ser os membros do Conselho Consultivo da REUCP ou convidados externos à sua equipe editorial, que contribuem com o processo avaliativo e garantem a qualidade científica das publicações;

6. Após o resultado da primeira rodada de avaliação, o autor será informado da decisão dos avaliadores/pareceristas e deverá providenciar, em caso de aprovação condicionada, a adequação de sua contribuição às observações dos avaliadores/pareceristas.

7. Compete ao editor definir se haverá ou não necessidade de uma segunda rodada de avaliação para as contribuições aprovadas sob condição.

Durante todo o processo de avaliação, é garantido o sigilo e o anonimato dos pareceristas.


Periodicidade

Entre 2013 e 2019, a revista REUCP foi publicada anualmente no formato volume, número, ano. A partir de 202, a REUCP volta a ser publicada semestralmente.

Sponsors

Agradecemos à Fundação Dom Cintra pela aquisição dos computadores que hospedam o portal de periódicos eletrônicos da Universidade Católica de Petrópolis.

Fontes de Apoio

Agradecemos à Fundação Dom Cintra pelo suporte oferecido para a implantação desta revista, através do Fundo de apoio à publicações.

Histórico do periódico

A Revista de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis - REUCP é um espaço contínuo de divulgação de trabalhos científicos na forma de artigos de desenvolvimento teórico e teórico - empíricos inéditos e de qualidade que gerem novos conhecimentos no campo das Engenharias e Computação.

A REUCP está em circulação desde o ano 2000, quando foi publicado o seu primeiro volume. Até o ano de 2009, seus artigos eram publicados em edições identificadas por volume e número, não havendo distinção entre os mesmos. Assim, o volume 1 tinha o número 1, o volume 2 o número 2 e assim por diante. Esse tipo de arranjo permaneceu até 2009, por ocasião da publicação do volume 6, o último no formato impresso.

No período de 2010 e 2011, a REUCP não teve publicações. Nesse mesmo período a revista passou um processo de reformulação, e a partir de 2012 começou a ser publicada somente no formato eletrônico. Entre 2013 e 2019 a REUCP teve sua periodicidade alterada de semestral para anual.

A partir de 2020, a REUCP volta a ter publicações semestrais, identificadas como número 1 (julho) e número 2 (dezembro).